Exercite uma liderança focada no exemplo do apóstolo Pedro

Seja um líder como o apóstolo pedro

O apóstolo Pedro é o tipo do “líder nato”. Sua sinceridade é radical. É um homem impulsivo e impetuoso. É mais levado pela ação do que pela reflexão. Promete mais do que pode cumprir. É aquele que, na torcida, puxa o grito de “gol”. Vai de um extremo a outro facilmente. Tem dificuldade de esperar. Quer tudo para ontem.

Chora com os que choram. Sorri com a vitória do outro. É uma pessoa simples e objetiva. Não suporta burocracias inúteis. Acredita na instituição e diz que morreria por ela, embora na hora “H”, às vezes, tenha dificuldade de apagar os incêndios; quase sempre se arrepende de suas falhas e tem coragem de pedir perdão. Reconsidera seus atos e muda a rota.

Leia também:
Parabéns pelos 25 anos de sacerdócio, Padre Joãozinho, scj!

O Apóstolo Pedro é um líder amoroso

Quem tem alguém assim no seu grupo colherá resultados de coesão entre os outros membros. Este é um tipo difícil pela sua instabilidade e impulsividade, mas se administrado com sabedoria é o gerente ideal para toda instituição. Não faltará iniciativa. Ele não deixará ninguém ficar parado e identificará facilmente o traidor. Os “pedros” não suportam o espírito de divisão. São pessoas pouco ambiciosas. Mas, se não forem valorizados, normalmente se tornam “pedras” no caminho do diretor.

Texto extraído do livro: Como liderar pessoas difíceis,  Pe. Joãozinho, SCJ (João Carlos de Almeida)

Pe. João Carlos Almeida, SCJ é Doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. É Professor e Diretor Geral da Faculdade Dehoniana, em Taubaté-SP. Autor de vários livros publicados pela Editora Canção Nova e Edições Loyola.

Faça um comentário